Panorama internacional

Israel está preocupado por EUA poderem fechar acordo nuclear parcial com Irã, diz mídia

Altos funcionários de Israel afirmam que os EUA e Irã podem estar elaborando um acordo nuclear que levaria ao cancelamento parcial das sanções americanas contra Teerã em troca da reversão ou congelamento das atividades nucleares iranianas, conforme uma mídia.
Sputnik
Tel Aviv alega que um acordo com o Irã seria "um presente" para o novo governo do presidente Ebrahim Raisi, segundo o Wall Street Journal.
"Israel está muito preocupado por os EUA estarem preparando o palco para o que eles chamam de um acordo 'menos por menos'", disse um alto funcionários israelense.
"Tal acordo seria prejudicial e beneficiaria apenas o regime iraniano [...] Seria um presente enorme para o novo regime radical do Irã, afiliado ao Exército de Guardiães da Revolução Islâmica", adicionou.
Panorama internacional
Israel acusa Irã de lançar ataques marítimos usando bases nos Emirados Árabes Unidos
Em maio de 2018, o então presidente Donald Trump retirou os EUA do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês).
As negociações sobre a restauração do acordo nuclear entre os EUA e o Irã devem ser retomadas na segunda-feira (29), em Viena, com participação da Rússia, China, França, Alemanha e Reino Unido.
No início desta semana, o primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, declarou que o Irã está "na fase mais avançada de seu programa nuclear", mas está "muito mais vulnerável do que se pensa".
Comentar