De acordo com números das autoridades norte-americanas, foram mais de 46 mil brasileiros detidos na fronteira entre EUA e México entre outubro de 2020 a setembro de 2021.
O Diário Oficial do governo mexicano publicou que a revogação do acordo, em vigor desde fevereiro de 2004, ficará sem efeito a partir de 11 de dezembro.
Com o cancelamento da isenção, o governo mexicano voltará a exigir o visto de cidadãos brasileiros para ingresso no país.
"Os cidadãos da República Federativa do Brasil que pretendem entrar no país como visitantes devem solicitar o visto nos termos das disposições legais aplicáveis", escreve o Diário Oficial da Federação do governo do México.
Grupo de migrantes brasileiros passam ao longo do muro na fronteira México-EUA em Yuma, 8 de junho de 2021. Foto de arquivo
© AP Photo / Eugene Garcia
Segundo o documento, foi identificado um "aumento substancial de brasileiros que ingressam em território nacional ao abrigo do referido acordo de supressão de vistos, com finalidade diversa daquela permitida pela condição de permanência de visitante".
A medida foi anunciada após uma crise de migração na fronteira dos EUA com o México. Entre os detidos pelos agentes de fronteira norte-americanos, os brasileiros são os sextos mais numerosos.
Em outubro, o governo do México havia antecipado que voltaria a exigir vistos para brasileiros que desejassem entrar no país. A medida, contudo, carecia de data para entrar em vigor.