A B.1.1.529, agora com seu devido nome grego, já foi detectada em ao menos mais quatro países fora do continente africano.
Na Europa, o primeiro caso foi registrado na Bélgica, em uma paciente que havia chegado do Egito no início de novembro. Há casos também confirmados em Israel, Hong Kong e Botsuana.
Em alerta, diversos países, entre eles os EUA, o Canadá e o Reino Unido, já fecharam suas fronteiras para voos vindos da África.
No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro já descartou fechar as fronteiras, apesar de recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
"Não vai vedar, rapaz, que loucura é essa? Fechou aeroporto, o vírus não vai entrar? Já está aqui dentro, não existe isso. Tem que aprender a conviver com o vírus", afirmou Bolsonaro.
Ainda não se sabe se as vacinas existentes são eficazes contra a nova cepa. Mas a OMS já alertou que "a nova variante é mais transmissível do que a cepa Delta".
Apesar disso, os brasileiros não deixaram de brincar com o nome escolhido para a cepa na Internet. Confira abaixo os memes sobre a Ômicron:
Para alguns, Ômicron poderia ser o nome de um vilão dos quadrinhos.
Outros lembraram mais de filmes apocalípticos ao ouvir a classificação.
Houve também quem observasse a ordem das letras do alfabeto grego e a possível falta delas para classificar novas variantes em um futuro próximo.
Segundo um internauta, a OMS teria pulado a letra "Xi" devido ao nome do presidente da China, Xi Jinping.
Outro brincou com o fato de a OMS ter pulado a letra "Nu".