Cinco membros da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos chegaram a Taiwan na quinta-feira (25) para uma viagem de dois dias, sendo a segunda visita de legisladores norte-americanos em um mês.
Mark Takano, o chefe da delegação bipartidária norte-americana, afirmou que os legisladores estão na região para relembrar aos parceiros e aliados que a responsabilidade compartilhada para com um Indo-Pacífico seguro e livre permanece mais forte do que nunca.
"Senhora presidente, quero elogiar e louvar sua liderança. Sob sua administração, nossos laços são ainda mais positivos e produtivos do que têm sido durante décadas", disse Takano, citado pela Reuters.
"Nosso compromisso para com Taiwan é muitíssimo sólido e tem permanecido firme, enquanto os laços entre nós se aprofundaram. Taiwan é uma história de sucesso democrático, um parceiro confiável e uma força para o bem no mundo", adicionou.
Por sua vez, a presidente taiwanesa prometeu manter a paz com a China, mas sublinhou que defenderá a ilha se Pequim a atacar.
"Quanto à situação regional a que vocês têm prestado atenção, Taiwan continuará intensificando a cooperação com os Estados Unidos a fim de defender nossos valores comuns de liberdade e democracia e assegurar a paz e estabilidade na região", afirmou a presidente de Taiwan.