Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas na moagem encontradas na China.
Li Gang, pesquisador do instituto provincial de relíquias culturais e arqueológicas, disse que as camadas do local descoberto no município de Yishui são de quase oito metros de espessura.
Foram descobertas oito camadas culturais e mais de 5.000 peças de artefatos de pedra e objetos feitos de osso, dentes e de chifre. Além disso, no local foram achados fósseis de animais.
Segundo aponta portal China.org, a nível mundial é raro descobrir relíquias de marfim usadas para criar ferramentas práticas cerca de 100.000 anos atrás.
Pesquisador observou que a pá de marfim e o solo da mesma camada do local foram datados com o método da série de urânio e o método de fotoluminescência. Os dados revelaram que a ferramenta e o solo circundante têm respectivamente 99 mil e 104 mil anos.
Por fim, ele disse que os artefatos refletem o estilo de vida e a criação de ferramentas dos seres humanos primitivos, e têm importância significativa para o estudo da evolução dos humanos antigos na China e na Ásia Oriental.