A atualização destas aeronaves para o nível do MiG-31BM será efetuada pela fabricante de aviões russos Sokol, com sede na cidade de Nizhny Novgorod, a cerca de 400 km de Moscou.
Segundo os representantes da Sokol, a modernização proporcionará à aeronave uma capacidade de combate três vezes superior.
"A modernização, que conta com a substituição completa dos equipamentos radioeletrônicos por modernos equipamentos e prevê a utilização de armas modernas, permitirá uma eficácia de combate aproximadamente três vezes superior", segundo os representantes.
O MiG-31, que teve o sistema de controle mecânico das superfícies móveis da aeronave substituído pelo sistema de controle fly-by-wire (por meio de computadores a bordo), já está passando por testes.
Durante a modernização, o MiG-31 terá entre 15% e 50% de suas seções substituídas, incluindo seções da fuselagem, peças, fiação e canopy.
O MiG-31 é um caça interceptador supersônico de longo alcance, destinado a patrulhamentos de longa duração e a combater aviões de reconhecimento, bombardeiros estratégicos e alvos voando a baixas altitudes, sendo capaz de acompanhar simultaneamente até dez alvos aéreos e atingir seis deles.
Até o início de 2021, mais de uma centena de MiG-31 foram modernizados para a versão MiG-31BM. Planeja-se renovar totalmente sua frota até 2023.