Ciência e sociedade

Encontrada no Peru construção de adobe milenar mais antiga na América (FOTO)

No Peru foi descoberta uma estrutura datada de entre 5500 a.C. e 5100 a.C., e que precederia em quase mil anos a civilização Caral, considerada a mais antiga no país.
Sputnik
Arqueólogos encontraram no Peru a mais antiga construção de adobe na América, estimada como tendo mais de 7.000 anos, escreveu na segunda-feira (22) a agência peruana Andina.
Como comenta o estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, o prédio monumental "documenta a evolução tecnológica até agora desconhecida dos tijolos de adobe pré-hispânicos nos Andes", não sendo posterior a 5.100 a.C nem anterior a 5.500 a.C.
"O que descobrimos é o início da tecnologia construtiva em adobe", afirmou Cecilia Mauricio, arqueóloga e uma das participantes da pesquisa.
Uma nova descoberta arqueológica que poderia mudar a história do Peru foi produzida no Valle de Chao, região La Libertad. Foi encontrada a construção monumental de adobe mais antiga da América.
Mauricio apontou que o achado precede em quase um milénio a Caral, considerada a civilização mais antiga do Peru.

"[...] Suas construções são menores, porque nessa época havia menos gente", detalhou ela.

A cientista planeja escrever um livro sobre a descoberta, explicando que a difusão "ajuda à conservação do sítio e a preservar os restos arqueológicos que são patrimônio" do país sul-americano. O trabalho dos arqueólogos continuará na zona, cerca de 70 quilômetros da cidade de Trujillo, no noroeste do Peru.
Comentar