As Forças Armadas dos EUA enviaram mais de uma centena de veículos desde o Iraque rumo à província Al-Hasakah, Síria, relatou no domingo (28) a agência síria SANA.
Citando fontes locais na região do povoado Al-Yaroubiya, a mídia indica que o comboio, de duas colunas, transporta carga desconhecida, supostamente "materiais logísticos", e também tem caminhões refrigerados.
O primeiro comboio consistiria de cerca de 60 veículos, enquanto o segundo teria cerca de 40 deles. Eles atravessaram o território sírio desde o Iraque através do ponto de passagem ilegal Al-Waleed, e ambos os comboios eram protegidos por vários veículos blindados, segundo a SANA.
Os EUA estão presentes na Síria com o pretexto de combater o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países), mas não completou a saída do país, apesar de declarar que o grupo foi derrotado. Washington também carece de um mandato do Conselho de Segurança da ONU ou convite do governo eleito de Damasco para justificar o destacamento de suas forças no país.
Damasco, Teerã e Moscou têm frequentemente criticado a presença de tropas norte-americanas na Síria, que chamam de ilegítima. Washington, por sua vez, argumenta que suas forças estão no país árabe para impedir que os recursos petrolíferos locais acabem nas mãos de terroristas, mas o governo da Síria insiste que os EUA estão realmente participando do roubo dos recursos naturais da nação.
A região de Al-Hasakah é rica em trigo e petróleo, tendo quase metade do hidrocarboneto produzido na República Árabe da Síria antes da Guerra Civil, que começou em 2011.