Os especialistas sugerem que o exoplaneta TOI-2109b, que pertence à classe dos júpiteres quentes, é 35% maior que Júpiter e pesa cerca de cinco vezes mais que ele, de acordo com a revista The Astronomical Journal.
O exoplaneta está muito próximo de sua estrela-mãe, cerca de 2,4 milhões de quilômetros, o que explica a duração curta de seus anos. Em comparação, a distância entre Mercúrio e o Sol é de 57,9 milhões de quilômetros.
O TOI-2109b gira em torno de sua estrela em apenas 16 horas. A órbita do planeta é a mais curta de qualquer gigante gasoso conhecido até hoje.
Devido à proximidade de sua estrela-mãe, a temperatura no lado diurno do exoplaneta é de cerca de 3.226 °C, tornando o TOI-2109b "o segundo planeta mais quente detectado até agora", de acordo com os cientistas.
Os especialistas acreditam que o exoplaneta está em processo de "decadência orbital", o que significa que TOI-2109b se aproxima em espiral de sua estrela-mãe a uma taxa de dez a 750 milissegundos por ano (mais rápido que outros júpiteres quentes).
"Em um ou dois anos, se tivermos sorte, seremos capazes de detectar como o planeta se aproxima de sua estrela. Nunca veremos o planeta cair em sua estrela, mas lhe dê outros 10 milhões de anos e este planeta poderia não estar lá", disse Ian Wong, um dos principais autores do estudo.