De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), 13 pessoas com testes positivos estão "associadas a casos de infeção de jogadores do [time de futebol] Belenenses SAD, dado que um dos casos positivos terá realizado uma viagem recente à África do Sul".
"Os ensaios preliminares efetuados no INSA sugerem, fortemente, que todos os 13 casos associados aos jogadores da Belenenses estejam relacionados com a variante de preocupação Ómicron", avança o comunicado do INSA no jornal Diário de Notícias.
A entidade médica aponta que as autoridades de saúde "determinaram o isolamento profilático dos contatos dos casos de infeção associados a este surto, independentemente do estado vacinal e do nível de exposição".
O INSA observa que a nova variante da COVID-19 já foi identificada em vários países da Europa nomeadamente na Alemanha, Itália, Bélgica, Reino Unido e República Tcheca.
Tal como outros países, Portugal também tomou medidas ante esta nova cepa, considerada "preocupante" pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Na sexta-feira (26) o governo de Portugal anunciou a suspensão de voos de e para Moçambique. A medida entra em vigor na segunda-feira (29).