"Que os Estados Unidos nos cercaram com bases militares são fatos que talvez qualquer aluno da escola saiba, e mesmo assim esta histeria [perto das fronteiras da Rússia] é constantemente intensificada", afirmou chanceler russo no âmbito do programa anual de ciência e educação.
Ucrânia e vários países ocidentais têm manifestado sua preocupação com a "concentração" de forças russas perto da fronteira ucraniana.
Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, Moscou movimenta tropas dentro do seu território como acha necessário, e isso não é uma ameaça para ninguém e também não deve ser motivo de alarme para ninguém.
Ao mesmo tempo, Peskov observou que qualquer país com uma região instável perto de suas fronteiras tem o direito de tomar medidas necessárias para a sua própria segurança.
Nesta segunda-feira (29), Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN, disse que a Aliança Atlântica tem consistentemente tomado medidas para maior expansão de seu sistema de defesa coletiva desde o fim da Guerra Fria.