Ciência e sociedade

Meteoro em chamas visto na Espanha e no Marrocos cria imagem espetacular (VÍDEOS)

Parecendo mais uma bola de fogo verde, o meteorito cruzou o céu e pôde ser observado nas regiões centro e sul da Espanha e no norte do Marrocos, no dia 28 de novembro.
Sputnik
O meteorito se desprendeu de um meteoro e, ao entrar na atmosfera, alcançou uma velocidade de 72.000 quilômetros por hora. Devido a tão alta velocidade, para quem assistia o espetáculo o céu parecia ser atravessado por uma bola de fogo saindo de um filme de ficção científica.
Apesar da magnitude do evento, ninguém aqui na Terra estava correndo riscos.
Segundo dados do projeto SMART de estudo de meteoros, uma parceria entre o Instituto de Astrofísica da Andaluzia, a Universidade de Huelva e o Observatório de Calar Alto, o meteorito se transformou em uma bola de fogo quando estava 90 quilômetros acima do nível do mar, e a cerca de 68 quilômetros de distância da costa espanhola. O espetáculo foi observado até o meteorito se distanciar 81 quilômetros da costa e registrar uma altitude mínima de 46 quilômetros.
As imagens gravadas nos observatórios do projeto SMART permitiram triangular a trajetória do meteorito, como pode ser visto no seguinte vídeo
Embora tenha sido visto das regiões centro e sul da Espanha, as imagens mais espetaculares foram observadas em Sevilha.
A imagem mostra (em vermelho) a órbita do meteorito antes de impactar com a atmosfera da Terra e produzir a bola de fogo
Para os interessados em astronomia, entre os dias 13 e 14 de dezembro vai acontecer a Chuva de Meteoros Geminídeas. O evento poderá ser observado de todo o planeta, mas quem está no Hemisfério Norte terá melhor visibilidade.
Segundo o Earth Sky, o melhor momento para observar será as 02h00 da madrugada no horário de Brasília. A publicação explica ainda que em uma noite bem escura, longe de poluição e luzes da cidade, será possível ver até 50 meteoros por hora.
Comentar