O submarino, que foi avistado na superfície da água acompanhado por outra embarcação, estava se movendo para o norte a partir da base de submarinos de Yulin, no mar do Sul da China, afirmou o colunista americano do Instituto Naval dos Estados Unidos, H.I. Sutton.
Segundo o analista, mesmo com a imagem de baixa resolução do Sentinel-2 é possível perceber que "os padrões da esteira são característicos de um submarino com a proa arredondada típica. O comprimento se ajusta melhor ao Type 094 [SSBN da classe Jin] e o contexto se alinha. Os submarinos chineses de propulsão nuclear voltam ao mar de Bohai para reparos e revisão. Portanto, o trânsito é provavelmente rotineiro", afirmou.
URGENTE, novo OSINT, submarino de mísseis da Marinha (PLAN) chinesa no estreito de Taiwan
Especialistas militares entrevistados pelo South China Morning Post indicaram que o aparecimento na superfície da água de um submarino com mísseis balísticos, especialmente submarinos da classe Jin que carregam mísseis balísticos JL-2 com um alcance de cerca de 7.000 km, não é uma manobra usual.
De acordo com o especialista militar de Macau Antony Wong Tong, as armas transportadas pelo submarino Type 094 "foram projetadas para atacar os Estados Unidos", portanto "o tráfego de superfície não faz sentido – a menos que o Exército de Libertação Popular queira que as pessoas o vejam", acrescentou.
Na opinião do analista de segurança marítima Collin Koh, da Escola de Estudos Internacionais S. Rajaratnam de Cingapura, a ação do submarino "pode ser interpretada, com ou sem razão, como se a China estivesse enviando sinais de dissuasão aos EUA ou Taiwan".
O ex-instrutor da Academia Naval de Taiwan em Kaohsiung Lu Li-shih argumenta que o surgimento do submarino na superfície pode ter ocorrido porque "algo aconteceu com o Type 094" e, nessas condições, essa seria a ação "mais segura e necessária".