A Polícia Federal (PF) exonerou nesta quarta-feira (1º) a delegada Dominique de Castro Oliveira, que atuava junto à Interpol e foi a responsável pela ordem de prisão do blogueiro Allan dos Santos.
A extradição de Allan dos Santos, que atualmente mora nos Estados Unidos, foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, em outubro.
Desde então, três pessoas diretamente envolvidas no processo foram demitidas de suas funções, escreve o jornal O Globo.
O Ministério da Justiça demitiu em novembro a chefe do DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional), Silvia Amélia, e, no mesmo mês, foi exonerada Georgia Renata Sanchez Diogo, chefe da assessoria especial internacional do Ministério da Justiça.
Como delegada junto à Interpol, Dominique de Castro Oliveira foi a responsável por emitir a ordem internacional de prisão para que o blogueiro fosse preso no exterior.
A Interpol, entretanto, ainda não incluiu o nome de Allan dos Santos na lista de procurados internacionalmente.
Em nota, a Polícia Federal afirmou que a exoneração de Dominique da Interpol "não tem qualquer relação com o processo de Allan dos Santos", uma vez que cabe a Interpol Brasil o cumprimento da ordem judicial.