Atualmente, muitas rochas espaciais de tamanho considerável têm passado pelo nosso planeta. Contudo, um impacto de asteroide que tenha consequências catastróficas para a vida na Terra felizmente continua sendo premissa de filmes de desastre da ficção científica.
O asteroide 4660 Nereus, que deverá passar pela órbita da Terra em 11 de dezembro deste ano, apesar de ser rotulado como um asteroide "potencialmente perigoso" (PHA, na sigla em inglês) pela NASA, não vai nos atingir.
Com 330 metros de diâmetro, o asteroide é mais alto que marcos como a Torre Eiffel, na França, o Edifício Chrysler, nos EUA, ou ainda o equivalente a nove Cristos Redentores postos uns em cima dos outros.
4660 Nereus se aproximará da Terra a uma distância de aproximadamente 3,9 milhões de quilômetros. E embora pareça não representar uma ameaça imediata para o nosso planeta, foi considerado "potencialmente perigoso" por sua magnitude absoluta (18,4, que é inferior a 22 – um dos requisitos para ser classificado como PHA) e pela distância a que ele se aproxima de nosso planeta (menos de 0,05 unidades astronômicas é outro requisito).
Ainda em dezembro, outro asteroide medindo entre 84 e 190 metros de diâmetro deverá passar relativamente perto da Terra.