O Cometa Leonard, ou C/2021 AI, visitará o Sistema Solar interior, e passará perto da Terra e Vênus, escreve na terça-feira (8) a NASA.
Segundo a agência espacial norte-americana, não há garantia que será possível o ver quando chegar ao ponto mais próximo da Terra em 12 de dezembro, a olho nu. Ao mesmo tempo, "os cometas são notoriamente difíceis de prever em termos de brilho e visibilidade", e, por isso, é possível que não sejam necessários binóculos para ver o objeto.
Olá terráqueos! Este sou eu, visto do Novo México! Me sigam para atualizações diárias sobre a minha distância e minha posição!
Cometa Leonard de novo via telescópio remoto Céus do Novo México (cor de um lance)
De acordo com a NASA, em 13 e 14 de dezembro sua luminosidade deverá aumentar para seu nível máximo, apesar de "ser mais difícil de observar" nesse período.
O jornal USA Today relata que o Leonard passará a cerca de 35 milhões de quilômetros de distância, às 13h54, horário de Greenwich (10h54, horário de Brasília). Apesar de tudo, os especialistas no artigo recomendam que sua observação seja realizada de manhã, ou madrugada brasileira.
O cometa foi descoberto em janeiro de 2021 como uma mancha leve, quando viajava perto do planeta Marte. Sua órbita é calculada como durando cerca de 80.000 anos.
Para ser observado a olho nu no Brasil, será necessário procurar lugares com céu escuro, longe da poluição visual das cidades, e com horizonte limpo.