O governo dos EUA entregou 20 veículos blindados à Colômbia, como parte do acordo que o país mantém com o Comando Sul, para realizar operações militares e manobras no departamento de La Guajira, na fronteira com a Venezuela.
O ato, do qual participou o ministro da Defesa colombiano, Diego Molano, e o embaixador dos EUA em Bogotá, Philip Seth Goldberg, entre outras autoridades, ocorreu no Forte Militar de Buenavista, no departamento de La Guajira.
Estes primeiros veículos ASV M1117, recebidos pelo Exército da Colômbia, fazem parte do primeiro lote de 145 que serão distribuídos nas unidades táticas das zonas fronteiriças.
A Defesa colombiana afirmou que com estes blindados, a Força Pública fortalecerá as operações de controle fronteiriço e a luta contra o narcotráfico.
"Isso representa a democracia e os desenvolvimentos produtivos seguros para o país", declarou.
Para Molano, "uma democracia mais segura significa uma economia protegida e vidas salvas ao longo desta zona fronteiriça".
Ele também adicionou que os veículos permitirão controlar as atividades ilegais na fronteira como o tráfico de explosivos, armas e munições.
Por sua vez, o embaixador norte-americano expressou que a doação feita pelos EUA "é apenas um dos muitos exemplos de como o governo dos EUA está ombro a ombro com o da Colômbia, para fortalecer as capacidades militares, enfrentar ameaças e atingir alvos comuns".
De acordo com a subtenente Jeimy Rincón do Exército colombiano, os ASV M1117 são blindados de alta tecnologia, com interoperabilidade, poder de fogo, alta mobilidade e off-road.