Ciência e sociedade

Antiga tábua de argila com inscrições cuneiformes enigmáticas é descoberta no Irã (FOTO)

Um fazendeiro descobriu no Irã uma antiga tábua de argila com texto cuneiforme que os pesquisadores ainda não conseguiram decifrar.
Sputnik
O objeto foi encontrado em uma fazenda durante o cultivo de um campo agrícola na província do Cuzistão, no sudoeste do Irã.
De acordo com Tehran Times, durante trabalhos agrícolas, o proprietário se deparou com uma "pedra" que decidiu mostrar a arqueólogos.
O estudo do artefato revelou que se trata de uma tábua de argila que data aproximadamente do período Elam, que foi uma civilização da Antiguidade, nos anos 2700 a.C. – 539 a.C., existente no território que atualmente corresponde ao sudoeste do Irã. O artefato está coberto de inscrições cuneiformes.
Tábua de argila, datada aproximadamente do período Elam, nos anos 2700 a.C. – 539 a.C., descoberta no sudoeste do Irã
Os especialistas ainda não foram capazes de decifrar a escrita cuneiforme, uma vez que o idioma elamita não tem parentesco com outros idiomas registrados, não pertencendo a nenhuma família linguística.
A escrita elamita foi extensamente usada desde século XVIII a.C. e teria desaparecido há cerca de 2.000 anos.
No entanto, agora é quase impossível decifrá-la. Os pesquisadores têm conhecimento de apenas algumas das características gramaticais desse idioma.
Comentar