Neste sábado (4), após residentes locais relatarem ter ouvido uma grande explosão, defesas aéreas iranianas dispararam um míssil como parte de um exercício sobre a cidade central de Natanz, que abriga as instalações nucleares.
As unidades de defesa aérea dispararam o míssil para testar uma força de reação rápida sobre Natanz, segundo a Reuters.
De acordo com a mídia, as agências de notícias iranianas relataram anteriormente uma grande explosão no céu acima das usinas, mas disseram que não havia explicação oficial para o incidente.
No entanto, posteriormente, o porta-voz do Exército iraniano, Shahin Taqikhani, disse que "esses exercícios são realizados em um ambiente totalmente seguro [...] e não há motivo para preocupação".
Relatos da explosão ocorrem enquanto as negociações continuam em Viena entre os participantes do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês) com o objetivo de restaurar o acordo e suspender as sanções da República Islâmica.
Entretanto hoje (4), Teerã sugeriu mudar radicalmente as condições do acordo assinado em 2015, informou Mikhail Ulyanov, representante permanente da Rússia perante organizações internacionais em Viena, Áustria, conforme noticiado.