A chamada "água-viva fantasma gigante" (Stygiomedusa gigantea) foi filmada por biólogos marinhas nadando tranquilamente com os seus enormes braços orais a uma profundidade de 975 metros.
De acordo com Live Science, esta é uma de apenas nove vezes em que os cientistas do MBARI tiveram a sorte de observar esta criatura marinha maravilhosa ao longo de muitos milhares de submersões de aparelhos do instituto.
"Pela primeira vez [dados] de água-viva fantasma gigante foram coletados em 1899. Desde então, os cientistas só encontraram este animal cerca de 100 vezes", informou o instituto em comunicado.
Este animal marinho, que é uma das maiores águas-vivas do planeta, tem sido avistado nas partes mais profundas de todos os oceanos do mundo, com exceção do Ártico.
Mesmo assim, segundo MBARI os avistamentos da criatura continuam sendo raros, já que ela habita em profundidades de difícil acesso para os seres humanos.
Este habitante das profundezas possui a forma de um sino com um diâmetro de um metro e os seus braços orais podem crescer até mais de 10 metros de comprimento.
Cientistas não dispõem de muitas informações sobre esta água-viva fantasma, mas eles pensam que o animal usa os seus braços orais, que parecem lenços de seda compridos fluindo, para enredar as presas e puxá-las até a boca. O animal elusivo move-se através das profundezas escuras do oceano com pulsos periódicos de sua cabeça, que tem um leve brilho alaranjado.