A Rússia deve receber o mais rápido possível a certificação da Organização Mundial da Saúde (OMS) da vacina Sputnik V, afirmou no domingo (5) Vladimir Putin, presidente da Rússia durante um evento no país.
"Precisamos receber o mais rápido possível o respectivo certificado da OMS, para a nossa vacina Sputnik V receber a oportunidade de ser distribuída mais amplamente pelo mundo."
A análise da utilização da Sputnik V fora da Rússia demonstrou que é uma das melhores vacinas, comentou o presidente russo.
"Esses milhões e milhões de pessoas que receberam vacinações, e a análise da informação recebida após as vacinações, indicam que a vacina russa é sem dúvida uma das mais eficazes, no que toca à defesa contra a COVID-19, e seguras, considerando a ausência praticamente de quaisquer efeitos secundários", observou Putin.
O presidente da Rússia disse que é necessário juntar forças no nível internacional para vencer o coronavírus.
"Para vencer esta doença, sem qualquer dúvida, precisamos de juntar forças no nível internacional. Porque se em apenas alguma única região do mundo observarmos problemas relacionados com nível de vacinação insuficiente, essas novas variantes constantes, as cepas, continuarão regressando sem parar. Mesmo para aqueles países em que o nível de vacinação é bastante alto", apontou.
A Rússia tenta convencer em vez de forçar a população no que toca à vacinação em massa, apontou ele.
"A principal tarefa aqui é a vacinação da população. Nós tentamos seguir o caminho de convencer, em vez do caminho de forçar. Tentamos combater os preconceitos, os prejulgamentos relacionados com a rejeição da vacinação. É preciso dizer que, em geral, especialmente nos últimos tempos, vemos que isso leva a um bom resultado", segundo o líder russo.