A Roscosmos, agência espacial da Rússia, revelou neste domingo (5) imagens mostrando a sombra da Lua sobre a superfície da Terra, tomadas desde a Estação Espacial Internacional (EEI).
Enquanto esperamos pela colocação dos satélites Galileo, exibimos fotografias da sombra lunar desde a EEI
"A tripulação da EEI é uma das sortudas que conseguiu observar quase toda a fase deste fenômeno astronômico. O bônus é a sombra lunar na superfície da Terra", nota Pyotr Dubrov [cosmonauta e engenheiro russo da Roscosmos].
Em 10 de outubro a Roscosmos lançou um foguete Soyuz à Estação Espacial Internacional. Em novembro a agência espacial russa informou que os cosmonautas russos a bordo da EEI tiraram fotos de um raro eclipse lunar, que não voltará a se repetir até 2669.
O tweet parece ter sido publicado antes do lançamento pela Rússia de dois satélites europeus Galileo, que aconteceu também no domingo (5), anunciou a Roscosmos.
Os lançamentos aconteceram na Guiana Francesa, no Centro Espacial de Kourou. Trata-se dos 27º e 28º satélites do sistema de navegação Galileo, metade dos quais, incluindo estes últimos dois, foi enviada ao espaço com o foguete russo Soyuz-2.