Na terça-feira (7), a Organização de Pesquisa e Desenvolvimento da Defesa (DRDO, na sigla em inglês) da Índia testou com sucesso o míssil terra-ar de curto alcance de lançamento vertical na costa de Odisha.
O míssil terra-ar de curto alcance de lançamento vertical da Marinha indiana testou o voo na ITR Chandipur. O míssil foi testado contra um alvo eletrônico a baixa altitude. Planeja-se que a arma seja integrada a bordo dos navios.
"A trajetória de voo do projétil, junto com os parâmetros de saúde [dos operadores], foi monitorada usando vários instrumentos de rastreamento implantados pelo ITR, Chandipur. Todos os subsistemas funcionaram como esperado", informou o Ministério da Defesa, citado pelo jornal India Today.
O teste teve como objetivo validar a operação integrada de todos os componentes dos sistemas de lançamento, incluindo a unidade de lançador vertical, o sistema de controle de armas, entre outros elementos.
O lançamento contou com a presença de autoridades do DRDO e da Marinha indiana.
De acordo com o Ministério da Defesa, o sistema vai elevar ainda mais as capacidades de defesa dos navios da Marinha do país contra ameaças aéreas.