O assessor especial do secretário de Defesa, dr. Ely Ratner, afirmou durante depoimento no Congresso, que os EUA estão tendo uma atitude mais ativa no apoio aos esforços de Taiwan na implantação de conceitos e doutrinas de defesa.
"Sem dúvida, o fortalecimento da capacidade de Taiwan se defender é uma tarefa urgente e um recurso essencial de dissuasão [...] Portanto, apreciamos que a presidente Tsai tenha priorizado o desenvolvimento de capacidades assimétricas para a defesa de Taiwan, que são confiáveis, resilientes, móveis, distribuídas e eficazes em termos de custo", afirmou Ratner, citado pela Bloomberg.
Como exemplos de defesas assimétricas, Ratner citou os mísseis de cruzeiro defensivos, sistemas de defesa aérea de médio alcance, minas navais e capacidades de reconhecimento, inteligência de controle e comando avançado.
Ratner também enfatizou a importância dos aliados e parceiros dos EUA na região como o Japão, Coreia do Sul e Austrália, que segundo ele, fornecem a Washington "talvez a maior vantagem estratégica" na competição militar com Pequim.
As tensões ao longo do estreito de Taiwan se elevaram nos últimos meses, com a China enviando aeronaves militares em incursões na zona de identificação de defesa aérea de Taiwan.