Um caça Su-30 da Rússia escoltou um avião de reconhecimento dos EUA sobre o mar Negro na sexta-feira (10), disse o Ministério da Defesa russo.
Em meio às tensões envolvendo Moscou e Ucrânia, não é a primeira vez que Rússia aborda aeronaves estrangeiras perto de seu espaço aéreo.
Apesar das alegações norte-americanas de um suposto plano de ataque à Ucrânia, Rússia tem rejeitado repetidamente tais alegações, acrescentando que a OTAN tem usado argumentos para posicionar mais forças perto das fronteiras russas.
"Para identificar o alvo aéreo e evitar que ele violasse a fronteira do Estado russo, um caça Su-30 da força de defesa aérea do Distrito Militar do Sul foi acionado. A tripulação do caça russo identificou o alvo aéreo como uma aeronave de reconhecimento da Marinha dos EUA P-8A e a escoltou sobre as águas do mar Negro", disse o Centro Nacional de Gerenciamento de Defesa da Rússia.
Depois que o avião militar estrangeiro se afastou da fronteira do Estado russo, o caça russo voltou com segurança ao campo de aviação, o procedimento foi realizado em estrita conformidade com as regras internacionais para o uso do espaço aéreo.
O ministério compartilhou um vídeo do jato de caça russo interceptando o avião dos EUA.