EUA revelam drone de combate capaz de operar em pistas curtas ou terrenos despreparados (FOTOS)

A General Atomics Aeronautical Systems (EUA) revelou nesta quinta-feira (9) o seu mais recente sistema de aeronaves não tripuladas – o drone Mojave, capaz de transportar cargas maiores, bem como de decolar e aterrissar em pistas curtas e não adaptadas.
Sputnik
A empresa norte-americana tem desenvolvido uma vasta gama de drones, que vão desde aparelhos de combate MQ-1C Grey Eagle a veículos de reconhecimento como o Altius-600.
Em particular, a empresa desenvolveu o MQ-9 Reaper, drone de combate e reconhecimento, considerado a base da frota de veículos aéreos não tripulados de ataque em serviço dos EUA.
O Mojave dispõe da fuselagem do Gray Eagle e possui asas maiores com dispositivos de elevação e um motor turboélice Rolls Roys de 450 cavalos, escreve portal de Drive.
General Atomics revela novo drone Mojave com 16 mísseis Hellfire.
Dos modelos anteriores, o novo drone herdou a aviônica e os sistemas de controle de voo. A principal característica do Mojave é a sua capacidade de decolar e aterrissar em pistas não padronizadas. Por exemplo, o aparelho pode pousar em rodovias não pavimentadas ou leitos secos de rios.
Durante os testes, o drone demonstrou capacidade de decolar e pousar em pistas de até 152 metros, o que permite a sua utilização em porta-aviões e em navios de assalto anfíbio universais.
O drone tem uma autonomia de voo de mais de 25 horas, além disso é capaz de transportar até 1.600 kg de carga útil e ser armado com 16 mísseis ar-terra AGM 114 Hellfire.
Outras opções são radares eletro-ópticos, de infravermelhos ou de abertura sintética, ou inteligência de sinais com indicadores de alvos móveis.
Comentar