Os russos compraram mais ouro nos últimos nove meses que no mesmo período do ano de 2020. As aquisições representam um recorde desde 2014, escreve na sexta-feira (10) o jornal Izvestia.
Nos últimos nove meses foram adquiridas quatro toneladas em barras e moedas de ouro, o que é 8% mais que no ano anterior, indica o jornal.
Os investimentos em ouro também têm sido populares nos outros países, com americanos comprando 91,3 toneladas nos últimos nove meses, um aumento de 79%, enquanto a aquisição do metal precioso na China e na Índia subiu em 54% e 24%, respetivamente.
A grande diferença na quantidade de ouro comprada pode ser explicada pela taxa do IVA de 20% aplicada às barras de ouro na Rússia, que é a maior no mundo. As autoridades russas estão estudando um projeto de lei para cancelar a taxa, como parte de um programa maior para apoiar a demanda doméstica de ouro. Segundo os últimos relatos, esse plano deverá começar em 2022.
No entanto, alguns especialistas têm mostrado apreensão perante potenciais perdas orçamentárias se a lei for passada, e sobre os riscos de o país ficar sem ouro.