Falando na madrugada deste sábado, o governador disse que o número de mortos na sequência do tornado provavelmente chegaria a pelo menos 50 e talvez aumentasse ainda.
Mais tarde, o governador do estado declarou temer que o número de mortos possa chegar, lamentavelmente, aos 70 ou até 100.
O governador informou que a zona de Mayfield havia sido devastada uma noite, que qualificou como "uma das mais duras da história do Kentucky".
Danos catastróficos em Mayfield.
"As informações são realmente desoladoras", escreve o jornal, citando Beshear. A mídia acrescenta que uma porta-voz do serviço de emergências do estado disse que as autoridades de resgate não tinham confirmado número de mortes ou feridos desde o início de sábado.
Beshear declarou estado de emergência no Kentucky e afirmou que os danos seriam "uns dos piores [...] há muito vistos".
De acordo com o mesmo jornal, no estado do Tennessee, as condições meteorológicas adversas deixaram pelo menos três pessoas mortas, segundo Dean Flener, porta-voz da Agência de Gestão de Emergências do estado.
Tornado gigante.
As equipes de emergência de Illinois foram enviadas para o local de desmoronamento parcial de um edifício no centro de distribuição da Amazon, onde pelo menos 100 trabalhadores ficaram presos após o colapso, provocado pelo tornado.
Dezenas de pessoas ficaram presas em um centro de distribuição da Amazon em Edwardsville, Illinois.
O Centro de Previsão de Tempestades da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês), relatou na noite de sexta-feira (10) pelo menos 24 tornados nos estados do Arkansas, Illinois, Kentucky, Missouri e Tennessee.