"Espero que o Nord Stream 2 seja lançado em breve conforme planejado", disse chanceler austríaco.
Enquanto países europeus precisam de gás e petróleo, é importante garantir o fornecimento de energia do maior número possível de fontes e dispor de gasodutos adequados, afirmou Nehammer.
Ele também rejeitou as demandas de Washington de usar o gasoduto como meio de pressão sobre Moscou devido à Ucrânia.
"Sou contra a conexão entre o lançamento do Nord Stream 2 e a conduta da Rússia na Ucrânia. Deste modo, a UE [União Europeia] causará prejuízo a si própria", acrescentou.
As declarações de chanceler austríaco surgem após relatos sugerirem que Berlim poderia suspender o projeto se as tensões entre a Rússia e Ucrânia escalarem para um conflito armado, cortando assim o fornecimento de energia da Rússia para a Europa Central através do mar Báltico.
Nesta segunda-feira (13), relatou-se que os preços do gás na Europa estão perto de alcançarem níveis recordes após a Alemanha não aprovar o projeto. Annalena Baerbock, ministra das Relações Exteriores da Alemanha, afirmou que o gasoduto russo não cumpre as normas energéticas europeias.
Em novembro, o regulador alemão suspendeu temporariamente a certificação da Nord Stream 2 AG como operador independente do gasoduto. A construção do Nord Stream 2 começou em 2018 e terminou em setembro de 2021.
O gasoduto está pronto para começar a transferir gás para a Alemanha – de onde ele pode ser transportado para o sul e oeste da Europa. No entanto, o projeto deve passar pelo processo de certificação de reguladores alemães e europeus.