Ciência e sociedade

Astrônomos mostram IMAGENS inéditas registradas bem perto de buraco negro no centro da Via Láctea

A animação feita pelo Observatório Europeu do Sul mostra a órbita de quatro estrelas próximas ao buraco negro massivo Sagitário A*, que fica bem no meio da Via Láctea.
Sputnik
O vídeo usa imagens reais para demonstrar a órbita de duas grandes estrelas, a S29 e a S55, e outras duas menores, a S62 e S300, está última foi inclusive descoberta durante as observações do buraco negro.
As imagens são consideradas as mais nítidas deste tipo pelos astrônomos, com uma aproximação cerca de 20 vezes maior do que qualquer outro dispositivo já havia registrado.
Para conseguir tal feito, o Observatório Europeu do Sul utilizou a estrutura VLTI, que é o maior conjunto de telescópios do mundo, e fica no deserto do Atacama, no Chile, juntamente com o Instrumento Gravity, um aparato que aumenta a precisão do telescópio.
"O VLTI nos fornece essa incrível resolução espacial e com as novas imagens chegamos muito mais longe. Estamos maravilhados com a quantidade de detalhes, a ação e o número de estrelas que revelamos em volta do buraco negro", explicou Julia Stadler, pesquisadora no Instituto Max Planck de Física Extraterrestre, na Alemanha.
O processo de gravação durou quatro meses, com imagens sendo registradas em março, maio, junho e julho deste ano. A estrela que mais se aproximou da Terra foi a S29, chegando a uma distância de 13 milhões de quilômetros, o equivalente a 90 vezes a distância entre o Sol e a Terra.
Comentar