Panorama internacional

Israel sobre mapa de alvos revelado em jornal do Irã: 'Para onde Teerã olha, vê aliados israelenses'

Brigadeiro-general israelense diz que ameaça do Irã deve "ser levada a sério", uma vez que o país persa é "insano por contra própria", mas sugere que Teerã está acuada, porque para onde olha "vê aliados israelenses".
Sputnik
Na quarta-feira (14), o jornal estatal iraniano Tehran Times publicou a manchete "Apenas um passo errado!" junto a um mapa de Israel marcado com pontos vermelhos para sinalizar os locais onde o Irã poderia atacar o Estado Judeu, conforme noticiado.
A mídia The Jerusalem Post reportou uma entrevista com o brigadeiro-general israelense Yaron Rosen, ex-chefe da sede cibernética das Forças de Defesa de Israel (FDI), comentando sobre o assunto.
Leia o forte aviso iraniano a Israel na edição de amanhã [15] do Tehran Times.
De acordo com Rosen, "os iranianos precisam ser levados a sério", mas ao mesmo tempo, Teerã sabe da capacidade israelense de resposta, adicionando que ultimamente "em todas as direções que o Irã olha, vê aliados israelenses".
"Teerã sabe muito bem que Israel tem capacidade para atacar. Em círculos [de contato] mais distantes, de acordo com fontes estrangeiras, Israel trabalha junto a seus aliados, e seus aliados estão se expandindo. Temos cada vez mais países na área, e o Irã, em todas as direções que olha, vê aliados, inclusive de Israel, isso é uma coisa boa e importante para Tel Aviv", disse o brigadeiro-general citado pela mídia.
Naftali Bennett, primeiro-ministro de Israel, com Sheikh Abdullah bin Zayed Al Nahyan, ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos (EAU), em uma visita histórica para o Estado judeu, que não tinha os EAU como aliados, 12 de dezembro de 2021
Rosen também comentou que as FDI vão "atuar em todas as dimensões" para atacar o acordo nuclear se o mesmo for "decidido a nível político", complementando que o lado iraniano "é insano por conta própria".
"As FDI e o Estado de Israel, atuarão em todas as dimensões para atacar o programa nuclear iraniano se for decidido a nível político, esta é uma ação possível. [...] Precisamos confiar ​​nas ameaças que fazemos contra o lado iraniano, que é determinado e insano por conta própria."
Panorama internacional
Irã acusa Ocidente de insistir em 'jogo de culpas' e não na 'diplomacia real' ante retorno ao JCPOA
Comentar