"São cerca de 999.180 doses que serão destinadas à intensificação da imunização na Bolívia", disseram em comunicado conjunto os representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
A população que pode ser vacinada na Bolívia aumentou para 10,2 milhões de pessoas desde que o governo decidiu, na semana passada, incorporar crianças com idades entre 5 e 12 anos ao plano de imunização, após declarar oficialmente a chegada de uma quarta onda de casos de COVID-19.
Até a última quarta-feira (15), de acordo com o comunicado, a Bolívia aplicou 9,2 milhões de vacinas contra a COVID-19, com um total de 4,4 milhões de pessoas totalmente imunizadas, incluindo quase meio milhão que recebeu a dose de reforço.
"Celebramos a chegada de novos lotes de vacinas que permitirão que mais bolivianos sejam vacinados", afirmou no documento a representante da OPAS/OMS, Alma Morales.
Com a doação norte-americana, a Bolívia já recebeu um total de 18 milhões de doses desde o início da campanha de vacinação, com previsão de chegar a 21,5 milhões até o final do ano.
A vacina mais usada pelo país é a da farmacêutica chinesa Sinopharm. Outros imunizantes administrados foram os da Pfizer e da Janssen. Em breve, a Bolívia também vai utilizar as vacinas da Moderna, a russa Sputnik V e a da AstraZeneca.