"A tarefa é colocar em serviço operacional até o final de 2022 o primeiro regimento [do Sarmat] da primeira divisão em Uzhur [região de Krasnoyarsk]. Acredito que a tarefa será cumprida", disse Karakaev à rede de TV russa Zvezda.
Karakaev ressaltou que, na fase atual da divisão Uzhur, estão sendo realizados os testes dos mísseis enquanto as obras da infraestrutura necessária para a inauguração do primeiro regimento estão em andamento.
O míssil Sarmat tem um alcance de 18.000 quilômetros, uma massa de decolagem de 208,1 toneladas, uma carga útil de mais de dez toneladas, comprimento de 35,5 metros e diâmetro de três metros.
O Sarmat (RS-28) substituirá o míssil estratégico mais poderoso do mundo, o R-36M2 Voevoda.
O novo míssil pode atingir seu alvo orbitando tanto o Polo Norte como o Polo Sul, permitindo-lhe contornar as defesas aéreas inimigas.
"No próximo ano, planejamos mais de dez lançamentos de ICBM (mísseis balísticos intercontinentais, na sigla em inglês), a maioria dos quais lançamentos de teste", disse Karakaev.
Segundo o general, os lançamentos são destinados a verificar as características dos mísseis em serviço. Ele observou ainda que, nos últimos cinco anos, a Força Estratégica de Mísseis realizou mais de 25 lançamentos de ICBM.