Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (17) pela agência do Departamento de Segurança Doméstica dos EUA (DHS, na sigla em inglês) e mostraram que os agentes da Patrulha de Fronteira norte-americana fizeram 173.620 prisões na região fronteiriça sul dos EUA. As detenções são relacionadas às travessias ilegais de fronteira.
A maioria dos imigrantes sem documentos presos na fronteira sul são adultos solteiros do México ou de um país estrangeiro que não está na região do Triângulo Norte (México, Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras e Nicarágua).
Um grupo de migrantes brasileiros contorna uma lacuna na fronteira dos EUA com o México em Yuma, Arizona, buscando asilo nos Estados Unidos após cruzar o território do México, 8 de junho de 2021
© AP Photo / Eugene Garcia
As travessias ilegais na fronteira dos EUA com o México alcançaram um recorde histórico de 1,7 milhão no ano fiscal de 2021, ainda de acordo com os dados do CBP.
Este ano, o governo do presidente norte-americano, Joe Biden, testemunhou diversos recordes na fronteira sul dos EUA ligados à imigração ilegal. Especialistas acreditam que a situação se deve à mensagem passada durante a campanha presidencial do democrata de que os imigrantes são bem-vindos nos EUA.
No ano fiscal de 2021, o recorde mensal de detenções na fronteira sul dos EUA foi em julho, quando o número atingiu a maior alta mensal em 20 anos, com 213.593 apreensões.