Panorama internacional

Regulador alemão começa investigação contra canal RT por suposta falta de licença de emissão

A Alemanha declarou que vai investigar um canal da RT, que foi acusado de emitir um programa sem a devida licença.
Sputnik
Eva Flecken, diretora do grupo alemão regulador da mídia MABB, anunciou na sexta-feira (17) o começo de uma investigação contra a emissora RT devido a um programa que teria sido supostamente emitido na Alemanha sem licença.

"Hoje começamos uma investigação oficial", relatou Flecken, citada pela agência alemã DPA, acrescentando que "a emissora tem tempo até o final deste ano para se pronunciar sobre esta questão".

De acordo com a DPA, o resultado da investigação poderia levar a uma proibição de emissão e uma multa de até 500.000 euros (R$ 3,2 milhões).
Na quinta-feira (16) o YouTube bloqueou um novo canal da RT Alemanha, RT auf Sendung, em idioma alemão, que transmitia notícias 24 horas, entrevistas e documentários, cinco horas após ele ter ido para o ar pela primeira vez. A RT Alemanha foi fundada em 2014, com um site de notícias e conteúdos nas redes sociais.
Berlim nega responsabilidade por bloqueio de canais do RT em alemão no YouTube
Em setembro deste ano, o YouTube removeu outros dois canais em idioma alemão, o RT DE e o Der Fehlende Part, alegando violação das regras da plataforma. A editora-chefe do RT, Margarita Simonyan, disse que a posição do YouTube era "uma guerra midiática contra a Rússia feita pela Alemanha". Na época o RT DE era um dos canais mais visualizados entre o público germanófono, ultrapassando a emissora Deutsche Welle.
Em agosto de 2021 o Luxemburgo não autorizou a emissão do RT DE, com base em "informação e análise das autoridades alemãs".
Comentar