Ciência e sociedade

Túmulo de 'princesa' do século VI com colar de ouro e contas de vidro achado na Alemanha (FOTOS)

O achado, ressaltam especialistas, lança nova luz sobre a história do vale inferior do rio Inn, na Europa, depois que os romanos abandonaram a região por volta do ano de 488.
Sputnik
Uma equipe de pesquisadores encontrou no sul da Alemanha o sepultamento de uma mulher pertencente à nobreza do povo bávaro, provavelmente uma princesa, que foi enterrada no atual distrito de Passau por volta do ano 500.
A descoberta é considerada uma das "mais espetaculares das últimas décadas" para a arqueologia alemã, de acordo com o site do distrito.
Crânio e colar da mulher "princesa" encontrada na Alemanha
De acordo com as autoridades do distrito, durante as escavações realizadas em um antigo cemitério bávaro do século VI os arqueólogos descobriram os restos de uma jovem mulher, de entre 18 e 25 anos, elegantemente adornada com um colar de ouro e uma corrente de contas de vidro, entre outras joias, bem como roupas luxuosas.
Esses elementos, junto com o resto de enterramentos de grande qualidade recuperados, fazem supor aos especialistas que os restos mortais pertencem a "um membro da nobreza local de extraordinária posição".
Esqueleto de mulher em sepultamento do século VI encontrado na Alemanha
Por isso, na opinião de Alois Spieleder, chefe do Departamento de Arqueologia de Passau, não se pode descartar a possibilidade de que se "trate de uma princesa".
Neste contexto, os cientistas ressaltaram a importância da descoberta, tanto da mulher como do cemitério, já que ela "fornece informação cada vez mais importante sobre a história dos assentamentos do vale inferior do rio Inn", área dominada pelos romanos até o ano de 488.
Comentar