A sonda espacial Juno da NASA realizou novo sobrevoo de Júpiter, revelando um áudio e imagens únicas de seu satélite Ganímedes, que é o maior do Sistema Solar.
"Este excerto áudio é suficientemente selvagem para fazer você sentir como se estivesse cavalgando à medida que Juno passa ao lado de Ganímedes pela primeira vez em mais de duas décadas. Se você escutar com cuidado, ouvirá a mudança abrupta para maiores frequências a cerca de metade da gravação, o que representa a entrada em uma região diferente da magnetosfera de Ganímedes", explicou Scott Bolton, pesquisador principal do Instituto de Pesquisa do Sudoeste, Califórnia, EUA.
O som, captado pelo instrumento Waves (Ondas) da sonda da agência espacial norte-americana, foi criado por ondas de rádio elétricas e magnéticas produzidas pelo campo magnético do satélite de Júpiter.
Fitoplâncton florescendo no mar da Noruega, à esquerda; nuvens na atmosfera de Júpiter, à direita
Além disso, os cientistas compartilharam imagens dos ciclones nos polos de Júpiter, com Lia Siegelman, uma das cientistas, destacando as semelhanças entre a dinâmica atmosférica de Júpiter e os redemoinhos nos oceanos da Terra.
"Quando vi a riqueza da turbulência em redor dos ciclones jovianos, com todos os filamentos e redemoinhos menores, isso me lembrou da turbulência que você vê nos oceanos", comentou.
A missão Juno começou em julho de 2016 com o objetivo de estudar Júpiter e seus satélites; este foi o 38º sobrevoo do maior planeta do Sistema Solar e de suas luas.