Ciência e sociedade

Astrônomos mostram imagem detalhada de galáxia satélite mais próxima da Via Láctea (FOTO)

Cientistas da Universidade Nacional australiana e da agência governamental de pesquisa científica da Austrália (CSIRO, na sigla em inglês) compartilharam a primeira imagem nítida da Pequena Nuvem de Magalhães – uma galáxia anã próxima à Via Láctea.
Sputnik
A imagem mostra o hidrogênio emitido por esta galáxia, que se localiza a uma distância de aproximadamente 200.000 anos-luz. Além disso, a galáxia é um dos objetos mais distantes visíveis a olho nu.
Através desta imagem, cientistas observaram pela primeira vez todas as estruturas de pequena escala, escreve portal Phys.org.
"A clareza dessa imagem é inédita. É um passo importante na compreensão do papel que o hidrogênio desempenha na evolução das galáxias", disse o autor principal do estudo, Nickolas Pingel.
"Por exemplo, você pode ver buracos dentro do gás. Isso nos mostra que o hidrogênio interage com supernovas", acrescentou.
A Universidade Nacional da Austrália e o CSIRO afirmam ter captado uma imagem impressionante de grande plano de nossa galáxia vizinha. Informa-se que esta é a imagem mais clara já feita do hidrogênio emitido pela Pequena Nuvem de Magalhães.
Usando o radiotelescópio ASKAP, projetado para analisar o magnetismo cósmico, mapear buracos negros e explorar as origens das galáxias, bem como software de alta tecnologia, os pesquisadores gravaram e processaram 100 horas de dados.
Eles se focaram especialmente na Pequena Nuvem de Magalhães – a galáxia satélite mais próxima da Via Láctea.
"Esta imagem específica foi parte de uma pesquisa piloto. Durante o próximo ano, vamos coletar mais observações. Eventualmente seremos capazes de conectá-los e fazer um mosaico gigante que mostrará como esta galáxia se conecta com seus vizinhos próximos".
Comentar