O ministro das Relações Exteriores de Belarus, Vladimir Makei, disse nesta segunda-feira (20) que a fachada do prédio onde funciona a embaixada do país em Londres, Reino Unido, foi atacada ontem (19) por um grupo de pessoas.
Em seguida, diplomatas belarussos que estavam saindo do edifício foram agredidos, um deles ficou seriamente machucado, conforme relatou um comunicado do ministério.
"Na noite de 19 de dezembro de 2021, um ataque foi cometido contra a embaixada de Belarus em Londres. Primeiro, um grupo de pessoas danificou a fachada do prédio do estabelecimento estrangeiro e, em seguida, os diplomatas belarussos que chegavam foram fisicamente atacados. Eles ficaram gravemente feridos e requerem atenção médica urgente. Uma unidade de saúde com diagnóstico de nariz quebrado, concussão leve e fratura dentária traumática", disse o ministério.
Após a chegada de agentes, os agressores tentaram se esconder, mas alguns deles foram detidos e acredita-se que pertençam a um grupo de emigrados radical chamado "Nadzeya".
No mesmo comunicado, a chancelaria belarussa informou que convocou um diplomata britânico a Minsk para protestar contra o incidente e exigir uma investigação detalhada.