"Acredito que as origens [do coronavírus] são óbvias. Saiu do laboratório de Wuhan, e acredito que, se alguém pensa algo diferente, simplesmente está se enganando a si mesmo", afirmou Trump.
Além disso, o ex-presidente afirmou que a "China tem que pagar e precisa fazer algo para pagar por reparações", mas "a China não tem dinheiro para pagar por essas reparações", sublinhando que "o que eles fizeram ao mundo é horrível".
Durante a entrevista, Trump também afirmou que o presidente chinês, Xi Jinping, é um "assassino", ainda que tenha dito que eles se entendiam muito bem. Contudo, a relação se deteriorou rapidamente após o surgimento da COVID-19.
Desde o início da pandemia, diversos estudos foram realizados para esclarecer a origem do novo coronavírus.
Em março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um relatório informando que a COVID-19 foi, provavelmente, disseminada por morcegos e que era "extremamente improvável" que o vírus tenha se originado em um laboratório.
A China, por sua vez, qualificou a teoria norte-americana de que o vírus teria escapado de um laboratório como "absurda" e afirmou repetidamente que a "politização" do tema prejudicará as investigações.