A mineradora de pedras Yingliang Group descobriu o ovo no ano 2000 na província chinesa de Jiangxi, mas outros 15 anos se passaram antes que alguém percebesse o significado da descoberta, segundo a National Geographic.
Então, em 2015, o notável ovo foi redescoberto quando a equipe de Yingliang estava vasculhando os fósseis da empresa com planos de abrir um museu de história natural.
Fóssil do bebê Yingliang com mais de 70 milhões de anos
© Foto / Xing et al., 2021
O fóssil de 70 milhões de anos preserva o esqueleto embrionário de um dinossauro oviraptorídeo e foi apelidado de bebê Yingliang.
O ovo tem cerca de 17 centímetros de comprimento e o dinossauro foi estimado em 27 centímetros de comprimento da cabeça à cauda. Os pesquisadores acreditam que quando adulto, se tivesse vivido, teria cerca de dois a três metros de comprimento.
Abaixo, a mídia Fox Carolina News publicou um desenho de como possivelmente seria o dinossauro dentro do ovo.
Bebê dinossauro perfeitamente preservado descoberto enrolado dentro de seu ovo.
Embora muitos ovos de dinossauro tenham sido encontrados, os embriões são raros, e os embriões bem preservados são mais raros ainda.
"É um espécime incrível [...] trabalho com ovos de dinossauro há 25 anos e ainda não vi nada parecido. Não pude acreditar nos meus olhos porque está perfeitamente preservado", disse a paleontóloga Darla Zelenitsky citada pela mídia.
Segundo Zelenitsky, todos os pássaros evoluíram diretamente de um grupo de dinossauros de duas pernas conhecidos como terópodes – cujos membros incluem o conhecido altíssimo tiranossauro rex e os velociraptors menores – e a "redescoberta" do ovo ajudará a entender ainda mais a ligação entre os ancestrais e os pássaros modernos.