Conforme publicou a agência Reuters citando uma fonte anônima da Casa Branca, as possíveis sanções podem incluir o bloqueio de importações de peças para smartphones, aeronaves e automóveis, além de outros materiais importantes para diversos setores.
As autoridades dos EUA ainda devem consultar seus principais parceiros na Europa e na Ásia que poderiam ser afetados no caso de implementação dessas medidas.
Os EUA usariam medidas extraordinárias de controle de exportação para impedir a Rússia de importar tecnologias industriais e de consumo com o objetivo de gerar impacto sobre a economia e a sociedade russa.
Para tal, o governo do presidente norte-americano Joe Biden empregaria ferramentas utilizadas pelo seu predecessor, Donald Trump, que bloqueou o acesso da Huawei a semicondutores e sancionou a empresa, o que gerou transtornos na cadeia produtiva da fabricante chinesa.
Mulher com máscara usando smartphone com propaganda da 5G da Huawei
© AP Photo / Andy Wong
As tensões em relação à Ucrânia cresceram nas últimas semanas após acusações de que a Rússia estaria preparando uma invasão ao país vizinho. Moscou, porém, nega essas acusações e tem chamado a atenção para a atividade militar da OTAN perto das fronteiras russas, o que o Kremlin considera uma ameaça à sua segurança nacional. O governo russo já afirmou que não permitirá que a OTAN instale sua infraestrutura no país vizinho.