Panorama internacional

'Atividade provocativa' no mar Negro dos EUA e OTAN se destina a afetar Nord Stream 2, diz Rússia

A representante oficial da chancelaria russa, Maria Zakharova, afirmou hoje (22) que os países ocidentais estão tentando prejudicar o projeto do gasoduto Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) via atividade provocativa no mar Negro.
Sputnik
A diplomata russa relembrou as palavras da ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, que anteriormente não descartou que a escalada na fronteira russo-ucraniana pode afetar o destino do projeto Nord Stream 2.
"Toda essa atividade provocativa baseia-se na forte alergia dos EUA e da comunidade da OTAN, de múltiplos representantes da OTAN, a respeito do projeto energético, benéfico primeiramente para toda a Europa e certos países europeus", disse Zakharova na transmissão do programa "Soloviev Live" no YouTube.
Ela acrescentou que, desde que Washington e Bruxelas admitiram praticamente que a pressão política, retórica agressiva e chantagem não forneceram os resultados desejados em termos de interrupção do projeto, eles "optaram por um tipo diferente de ação".
"A atividade provocativa da OTAN na região do mar Negro demonstra a verdadeira natureza de suas intenções", constatou a representante oficial.
A declaração ocorreu depois que o destróier de mísseis Arleigh Burke, da Marinha americana, passou do mar Negro para o mar Mediterrâneo após conduzir operações com aliados da OTAN e parceiros regionais na semana passada.
Panorama internacional
'Aumenta grau de tensões': destróier dos EUA se dirige ao mar Negro para operações com aliados
A Federação da Rússia anunciou repetidamente que o Nord Stream 2, ativamente criticado pelos EUA e Ucrânia, é um projeto comercial e trará benefícios à Europa, portanto exortou a deixar de mencioná-lo no contexto de qualquer politização.
Em resposta às acusações do Ocidente, Moscou anunciou que não está ameaçando ninguém nem tem planos de invadir nenhum país.
Comentar