A 5ª Frota da Marinha dos EUA apreendeu cerca de 1.400 fuzis AK-47 e pelo menos 226.000 cartuchos de munição de um navio de pesca que foi declarado apátrida.
Os navios costeiros de patrulha USS Tempest (PC 2) e USS Typhoon (PC 5) encontraram as armas durante uma verificação de bandeira, "de acordo com o direito internacional consuetudinário na região", escreve o portal da Marinha norte-americana.
Não sob a nossa vigia. A 5ª Frota apreendeu aproximadamente 1.400 rifles de assalto AK-47 e 226.600 cartuchos de munição de um navio de pesca apátrida durante um embarque de verificação de bandeira, de acordo com a lei internacional no mar da Arábia, em 20 de dezembro.
Os fuzis e munições foram posteriormente transportados para o destruidor de mísseis guiados USS O'Kane (DDG 77), onde aguardam uma designação final.
Os cinco tripulantes da embarcação foram todos identificados como cidadãos do Iêmen e serão devolvidos ao seu país de origem, diz a publicação.
"Depois de remover a tripulação e a carga ilícita, as forças navais dos EUA determinaram que o navio apátrida era um perigo para a navegação comercial e o afundou", detalhou o comunicado.
As forças navais dos EUA realizam regularmente operações de segurança marítima no Oriente Médio. Os navios de guerra operando na região da 5ª Frota apreenderam aproximadamente 8.700 armas ilícitas em 2021.
Em fevereiro, o destróier de mísseis teleguiados USS Winston S. Churchill (DDG 81) apreendeu um esconderijo de armas na costa da Somália, incluindo milhares de rifles de assalto AK-47, metralhadoras leves, rifles de precisão pesados e lançadores de granadas propelidos por foguetes.