O Stirling é um motor térmico, a ar quente, com aplicações em geração de potência e propulsão submarina.
O protótipo básico do primeiro motor Stirling da China terminou com sucesso os testes de desempenho.
A potência efetiva do motor chegou a 320 quilowatts, com uma eficiência de conversão de potência de 40%, se tornando o mais poderoso do mundo, segundo a Corporação Estatal de Construção Naval da China (CSSC, na sigla em inglês), citada pelo jornal Global Times.
O motor Stirling é uma máquina de energia alternativa de ciclo fechado que recebe calor de fontes externas, podendo ser utilizado em conjunto com qualquer fonte de calor, convencional ou nuclear, e em diversas configurações.
Além disso, o equipamento possui um sistema simples, podendo ser acionado rapidamente e configurado em módulos.
Quando utilizado em conjunto com um reator de refrigeração a sódio, o motor pode eliminar o risco de reação sódio-água. Ele também é apropriado para ser implantado em um micro gerador portátil de energia utilizado em ambientes especiais, como regiões remotas, polares ou desérticas.
O Stirling também é conhecido por poder ser usado na propulsão de submarinos, aumentando a autonomia, fazendo com que as embarcações não precisem subir à superfície para recarregar as baterias. Além disso, este tipo de motor é silencioso e sem vibrações, fazendo com que o submarino seja silencioso na água.