Milhões de brasileiros não tomam dose de reforço contra a COVID-19
Segundo o levantamento da Fiocruz, são quase 12 milhões de pessoas que não tomaram ainda a dose de reforço. Por causa dos problemas no sistema do Ministério da Saúde, os pesquisadores fizeram as contas com base nos dados disponíveis até o começo deste mês. Segundo o documento, apenas 16% dos municípios do Brasil apresentam mais de 80% da população com o esquema vacinal completo.
Enfermeira prepara vacina contra a Covid-19 para moradores em situação de rua em São Paulo
© Folhapress / Jardiel Carvalho
EUA aplicam sanções a três suspeitos de apoiar atividades da Al-Qaeda no Brasil
Os Estados Unidos incluíram três pessoas e duas entidades que mantiveram atividades no Brasil em uma lista de sanções por suspeitas de financiar a Al-Qaeda (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países). De acordo com o Departamento do Tesouro, Al-Maghrabi é um dos primeiros integrantes da rede no Brasil e mantinha contatos e negócios frequentes com outro afiliado da Al-Qaeda no país. Outros alvos na nova lista de sanções norte-americanas são Mohamed Sherif Mohamed Awadd e Ahmad Al-Khatib. Awadd veio ao Brasil em 2018 e, de acordo com o comunicado, recebeu transferências financeiras de outros associados do grupo no Brasil.
Departamento do Tesouro dos EUA em Washington
© AFP 2023 / Olivier Douliery
Coletiva de imprensa do presidente russo Vladimir Putin em Moscou
Nesta quinta-feira (23), o presidente russo Vladimir Putin, realizará sua tradicional coletiva de imprensa de Ano Novo, que espera reunir mais de 500 jornalistas de agências nacionais e internacionais em Moscou. A conferência começará às 12h00 de Moscou (06h00 de Brasília). Neste ano, o evento será realizado de forma presencial, porém os jornalistas deverão apresentar testes PCR, bem como observar medidas de proteção da COVID-19. O presidente russo Putin apresentou um alto nível de anticorpos contra a COVID-19 após a vacinação, inclusive após a dose de reforço.
Presidente russo Vladimir Putin, 21 de dezembro de 2021
© Sputnik / Sergei Guneev
Biden pensa em novo embate com Trump nas eleições de 2024
O presidente norte-americano Joe Biden, afirmou na quarta-feira (22) que estaria interessado em uma reeleição em 2024, caso esteja saudável, e que um novo embate contra o ex-presidente Donald Trump aumentaria sua "motivação". Em 6 de janeiro, os apoiadores do então presidente Donald Trump invadiram o edifício do Capitólio em Washington. Mais de 140 pessoas ficaram feridas e cinco morreram. As autoridades abriram mais de 170 processos judiciais. Embora a invasão do Capitólio tivesse interrompido temporariamente a certificação dos resultados da eleição, o processo não parou. Os legisladores norte-americanos certificaram a vitória eleitoral de Biden.
O presidente norte-americano Joe Biden após assinar três proclamações em Washington
© AFP 2023 / Olivier Douliery
Catar discute Afeganistão com EUA e Alemanha
O ministro das Relações Exteriores do Catar, Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani, falou sobre a situação do Afeganistão com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken e a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Anna Lena Bareback. Durante o telefonema, as partes discutiram a cooperação bilateral, assuntos de interesse comum relacionados aos desenvolvimentos na região, particularmente, no Afeganistão.
O ministro das Relações Exteriores do Catar Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani (à esquerda), dialogou a situação do Afeganistão com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken (à direita)
© AFP 2023 / OLIVIER DOULIERY
China impõe lockdown em cidade com 13 milhões de habitantes
As autoridades da China determinaram na quarta-feira (22) que os mais de 13 milhões de habitantes da cidade de Xian entrarão em lockdown a partir desta quinta-feira (23). Enquanto a região sofre com um novo surto de COVID-19, a China acompanha em estado de alerta o surgimento de surtos da doença em outras cidades. As restrições em Xian foram impostas depois da confirmação de 53 casos de coronavírus em 24 horas. Em todo o país, são 57 as infecções.
Vista aérea mostra uma área residencial restrita devido à COVID-19 em Yangzhou, na China
© AFP 2023 / STR