Os Ministérios da Defesa e do Interior da Espanha encomendaram 36 helicópteros Airbus H135. A Defesa receberá 18 helicópteros para serem operados pela Força Aérea e pela Marinha.
A frota do Ministério do Interior será operada pela Polícia Nacional e pela Guarda Civil. As entregas, escreve o portal Galáxia Militar, começarão no próximo ano.
O Exército espanhol conta com uma frota de 16 helicópteros EC135. Com esta aquisição, a Força Aérea se tornará uma nova operadora do H135, assim como a Marinha.
Helicóptero EC-135 da Alemanha. Foto de arquivo
As aeronaves substituirão os modelos mais antigos de helicópteros usados atualmente para a formação e treinamento de pilotos.
O Ministério do Interior possui atualmente uma frota de 31 helicópteros da família H135 em operação junto à Polícia Nacional, Guarda Civil e de Trânsito.
H135 sobrevoa o Rio de Janeiro.. Foto de arquivo
© Foto / Helibras/Divulgação
Os novos helicópteros permitirão que a polícia e a Guarda Civil substituam os obsoletos modelos BO105 em uma ampla gama de missões relacionadas à aplicação da lei, operações de vigilância e missões de resgate e salvamento.
O bi turbina leve H135 da Airbus é equipado com o conjunto de aviônicos Helionix, projetado pela Airbus Helicopters.
Existem cerca de 1.350 H135s gerenciados por 300 operadoras em 64 países. O modelo integra as forças de segurança de países como Alemanha, Austrália, Japão e Reino Unido.