A antiga cidade de Veria foi um importante centro político e militar durante o período dos reis macedônios da Dinastia Argeada. Os seus membros mais celebres foram Alexandre, o Grande e seu pai Filipe II, avança portal The History Blog.
Após a morte do filho de Alexandre, a dinastia deixou de existir. Mais tarde a cidade foi tomada pelos romanos.
O estilo da estátua sugere que foi esculpida quando a cidade estava prosperando no final do século II d.C. ou início do século III d.C. A estátua, que não tem cabeça, tem quase um metro de altura.
Neste momento se desconhece quem está retratado nela, embora tradicionalmente as únicas figuras retratadas sem roupa, segundo a tradição da arte estatuária grega, eram deuses ou atletas.
Estátua inacabada da era do Império Romano descoberta em uma escavação em Veria na Grécia
O objeto surge ainda encaixado em um bloco de mármore do qual estava sendo esculpido. O jovem nu usa uma capa envolta em torno de seu ombro esquerdo.
Entre as possibilidades está o deus da mitologia grega Hermes, Castor ou Polux, Apolo, bem como Alexandre, o Grande.
Trata-se do trabalho de um artesão muito hábil que, por alguma razão, nunca chegou a terminar sua obra. Embora o escultor tivesse avançado muito na criação de sua peça, ele tinha chegado a um ponto, quase na fase final, quando aparentemente decidiu abandonar o esforço, deixando-a inacabada.