"O Reino Unido está ativamente operando no sul da Ucrânia, particularmente em Nikolaev, com aviões britânicos aterrissando regularmente na base aérea de Kulbakino [localizada na cidade]", disse militar.
Ele também observou que especialistas do Reino Unido que têm desembarcado na cidade de Nikolaev e estão construindo uma base naval em Ochakov.
Uma empresa militar privada do Reino Unido é responsável pela segurança dos especialistas, de acordo com Prozorov.
O ex-membro do SBU não soube dizer o número de especialistas do Reino Unido e de agentes da empresa militar privada que estão operando na Ucrânia.
Nesta segunda-feira (20), Ben Wallace, secretário de Defesa do Reino Unido, disse que era altamente improvável que o país enviasse tropas à Ucrânia, se referindo à escalada da situação na fronteira russo-ucraniana.
No início de dezembro, o presidente dos EUA, Joe Biden, notou que nem os EUA nem a OTAN têm compromissos para defender a Ucrânia no caso de aumento de tensões.
Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN disse também que, enquanto a Ucrânia não for membro da Aliança, não terá as mesmas garantias de segurança que os países da OTAN.
A Rússia tem repetidamente refutado alegações de países ocidentais e da Ucrânia de supostas "ações agressivas", dizendo que não tem quaisquer intenções de ameaçar ou invadir qualquer nação.