Atualmente, ambos os países estão desenvolvendo seus próprios projetos de caças de combate de próxima geração, o britânico Tempest e o japonês F-X.
Segundo a nota, o acordo faz parte de um programa de cooperação militar que inclui também o desenvolvimento conjunto de mísseis ar-ar.
Na produção do novo motor participarão os consórcios Mitsubishi Heavy Industries e IHI do Japão e Rolls-Royce e a BAE Systems do Reino Unido.
O Reino Unido e o Japão anunciaram planos para desenvolver em conjunto um protótipo de motores de caça, com a intenção compartilhada de explorar mais tecnologias no futuro.
O desenvolvimento do protótipo começará no início do próximo ano, e o governo britânico fará um investimento inicial de 30 milhões de libras esterlinas (R$ 227,4 milhões) para "planejamento, projetos digitais e de fabricação inovadores".
Outros 200 milhões de libras (cerca de R$ 1,5 bilhão) serão destinados à montagem de uma fábrica em instalações da empresa Rolls-Royce.
Tendo em conta o caráter extremamente oneroso do desenvolvimento de novos aviões de combate, a tendência a nível europeu é a cooperação entre vários países. Desta maneira, no projeto do caça Tempest participam, além do Reino Unido, a Itália e a Suécia.